CBIC anuncia 26ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade
- há 23 horas
- 2 min de leitura

Láurea será entregue em maio, durante o Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC)
A inovação que transforma a indústria da construção brasileira ganha destaque em 2026 com a 26ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, a mais tradicional iniciativa de reconhecimento a soluções que impulsionam a modernização, a industrialização e a sustentabilidade do setor. Iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), nesta edição o prêmio traz o tema Um olhar diferente transforma tudo e será entregue durante a programação do Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC), maior e mais importante evento técnico da indústria da construção brasileira, entre os dias 19 e 21 de maio, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
“Decidimos unir o prêmio ao nosso mais importante evento técnico, duas iniciativas da CBIC destinadas a fomentar e apoiar a modernização e inovação continuadas do nosso setor”, comenta Dionyzio Klavdianos, vice-presidente de Inovação da entidade e presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), responsável pela organização da premiação. “O setor passa por transformações relevantes no sentido da inovação e industrialização e o Prêmio, neste ano, vai servir de indutor deste processo. Inovar não requer, necessariamente, investimento financeiro vultoso. Tudo começa com nossa forma de olhar”, acrescenta.
O Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade tem como objetivo estimular e divulgar soluções inovadoras aplicáveis a qualquer etapa do ciclo de vida de um empreendimento. A iniciativa valoriza projetos relacionados a materiais, componentes, sistemas construtivos, tecnologias, gestão da produção e sustentabilidade, com potencial de gerar ganhos concretos de produtividade, qualidade e competitividade para o ecossistema da construção.
A iniciativa é aberta a empresas e profissionais que atuem direta ou indiretamente no setor, incluindo construtoras, incorporadoras, fabricantes, escritórios de projeto e prestadores de serviços especializados, assim como órgãos públicos, instituições de ensino e pesquisa, além de profissionais liberais, pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação.
Os projetos poderão ser inscritos em duas grandes categorias: Pesquisa Acadêmica e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Nesta última, poderão ser inscritos em uma de duas subcategorias, de acordo com o Nível de Maturidade Tecnológica (TRL – Technology Readiness Level), prova de conceito ou protótipo (TRL 1 a 6) e mercado (TRL 7 a 9). Os vencedores serão contemplados com troféu, certificado e premiação em dinheiro, de acordo com a categoria e colocação.
Mais informações: Gabriela do Vale – imprensa@cbic.org.br / (61) 99354-4242




Comentários