top of page
Buscar
  • ABWF

Sistema construtivo em wood frame tem norma técnica publicada

















Foi publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), nesta sexta-feira (07), a norma técnica ABNT NBR 16936 – Edificações em light wood frame. O momento é considerado histórico porque ocorre após sete anos de intensos trabalhos que envolveram mais de 400 profissionais convidados e em média 50 profissionais com amplo conhecimento técnico sobre o tema participando das reuniões de discussão para elaboração do texto.

Para a ABWF (Associação Brasileira de Wood Frame) esta vitória não atinge apenas os interessados pelo sistema construtivo, mas a construção civil brasileira. “A partir de agora poderemos ganhar escala com o desenvolvimento de políticas públicas para o uso do sistema no Brasil, assim como ampliar a inclusão nas linhas de financiamento oficiais, mas acima de tudo, poderemos contribuir para a redução do déficit habitacional brasileiro, que hoje gira em torno de 5,8 milhões de domicílios. Este problema social só será solucionado com o uso da industrialização, inovação e tecnologia, aspectos totalmente atendidos pelo sistema wood frame”, justificou o coordenador da Comissão de Estudos do Sistema Construtivo Light Wood Frame da ABNT e vice-presidente da ABWF (Associação Brasileira de Wood Frame), Euclesio Finatti.

O sistema construtivo em wood frame propicia versatilidade de formas e acabamentos, a possibilidade de industrialização e transporte de toda ou parte da residência, redução do tempo de execução das obras, redução de resíduos, economia de energia. Além disto, o sistema oportuniza ganhos ambientais, afinal a principal matéria-prima utilizada é a madeira proveniente de florestas plantadas que passa processo de tratamento, fazendo com que a madeira de florestas plantadas se torne um material resistente e durável nas estruturas internas das paredes, pisos e telhados.

22 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page