top of page
Buscar
  • contatoabwf

Associação Brasileira de Wood Frame é fundada em São Paulo



O setor da construção civil mundial passa por um amplo processo de transformação, no qual a busca por soluções construtivas de baixo impacto de carbono, que propiciem a redução do tempo construtivo, de resíduos e de riscos de operação, é amplamente almejada. Diante deste cenário, sistemas construtivos industrializados estão ganhando espaço, especialmente quando apresentam características sustentáveis. Como exemplo que atende a esses conceitos, o sistema construtivo em wood frame, já amplamente utilizado nos Estados Unidos e países da Europa, está conquistando cada vez mais espaço no Brasil.

No mercado nacional, o sistema ganhou força em 2023 com a publicação da norma técnica ABNT NBR 16.936: Edificações em light wood frame, na qual foram estabelecidas orientações para construções de empreendimentos de até dois pavimentos com o sistema wood frame. Para a elaboração da norma brasileira, foram consultadas normas internacionais de países onde o sistema wood frame é consolidado há décadas, bem como a experiência desses países e de uma década de construções seguindo o SINAT 005 para construções em wood frame.

Foi graças a esse contexto que um grupo de profissionais que atua diariamente com o sistema wood frame desde os anos 2000 se reuniu, estruturou e fundou a ABWF (Associação Brasileira de Wood Frame). “Enxergamos um mercado em desenvolvimento e promissor. Muito já foi feito no Brasil nas duas últimas décadas, com dezenas de obras construídas de norte a sul. No entanto, percebemos que ainda falta muito conhecimento por parte dos profissionais da construção civil e da própria população, tanto no aspecto técnico quanto nos benefícios de utilização do sistema. Por este motivo, fundamos a Associação. Temos como propósito promover e incentivar a adoção desse sistema construtivo sustentável, que combina eficiência, conforto e responsabilidade ambiental, trazendo conhecimento técnico e prático para o setor da construção civil.”, justifica André Arthur Moreira, presidente da ABWF.

Os objetivos da Associação Brasileira de Wood Frame são:

· Promover e difundir a construção em wood frame no Brasil, incentivando a adoção dessa técnica construtiva sustentável;

· Promover a capacitação e a qualificação dos profissionais envolvidos com o wood frame, com ênfase na formação de carpinteiros especializados.

· Representar os interesses dos profissionais, empresas e entusiastas envolvidos com o wood frame no país;

· Auxiliar no desenvolvimento de normas de qualidade para as construções em wood frame, visando a segurança, durabilidade e conforto das edificações;

· Fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias e materiais relacionados ao wood frame.

O presidente da ABWF destaca ainda que os Associados (arquitetos, engenheiros, fornecedores da cadeia e empresas que constroem utilizando o sistema wood frame) terão acesso a cursos exclusivos para adquirir mais conhecimento técnico sobre o sistema; receberão materiais técnicos com orientações necessárias para construir casas em wood frame com segurança e desempenho, listas atualizadas com fornecedores da cadeia para facilitar o relacionamento entre os profissionais da construção e os fornecedores; e poderão participar de eventos que propiciem a construção de network e a troca de informações.

Para se tornar um associado ou saber mais sobre a ABWF faça contato com nosso time.

52 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page